22 outubro, 2011

RECORDAÇÕES E CURIOSIDADES (Mário Cravo Avelino)

Ao saber da festa, que se vai realizar, no dia 29 de Outubro, através da minha filha, Margarida ( mais conhecida por Pro.ª Bébé ), resolvi inscrever-me para o convívio, e se Deus quiser lá estarei presente. Tive pena de não ter sabido do outro ou outros convívios que tenham havido.
Mas conforme o título, que escrevi no início – Recordações e Curiosidades – vou relembrar algumas coisas desses tempos.
Sabem por curiosidade, como apareceu em Alpiarça a Dr.ª Maria Helena e a Dr.ª Adília?
Pois vou-vos contar. Estudava eu em Lisboa no Colégio Moderno, pertencente ao Dr. João Sores, pai do Dr. Mário Soares, com o meu primo Armindo Pinhão. Mas a vida era difícil , como hoje, e tive de voltar para Alpiarça, para junto de meu pai , Gregório Avelino, mas com a intenção de continuar a estudar. Em Alpiarça, claro nada havia para estudar e, falaram ao meu pai, em duas Senhoras que davam explicações em Santarém. Eram elas a Dr.ª Maria Helena e a Dr.ª Adília. Lá fui. As explicações eram em casa da Dr.ª Maria Helena. Estava eu no 5º ano.
Cheguei ao fim do ano lectivo e, lá fui ao Liceu Sá da Bandeira fazer exame. Passei, não devido só ao meu esforço, mas principalmente aquelas duas Senhoras.
No meu “Muito obrigado”, falei com as ditas Senhoras, dizendo que havia muita gente em Alpiarça interessada, em ter aulas , dadas por elas.
Conversa, com o meu Pai presente, para a direita e esquerda, veio a frase – “ Porque não irem as Senhoras para Alpiarça, e abrir lá um Externato”.
Ficaram a pensar e, dias depois, telefonaram-me dizendo que tinham amadurecido a ideia e iriam para Alpiarça. Pediram se eu e o meu Pai, dávamos uma ajuda, na procura de uma casa. E assim aconteceu:
EXTERNATO ALPIARCENSE
Na Rua da Misericórdia, mesmo em frente ao jardim, nasceu o “Externato Alpiarcense” no número de porta 33.
O nosso pátio de recreios, com um poço de água ao meio e tudo, é hoje o pátio de arrecadações do Restaurante “ O Nortenho” . Por aí passaram gerações , conforme fotos, alguns infelizmente já falecidos.
Já comigo em Coimbra, dando uns pontapés na bola, na Associação Académica de Coimbra, as instalações mudaram para a Rua do Cemitério, junto onde hoje são as Finanças.
Depois destas ainda aparece outra instalação junto ao Armazém de vinhos, do Sn. Madeira, para mais tarde, sempre como primeira iniciativa da Dr.ª Maria Helena, (espírito avançado para a altura), da construção do “EXTERNATO DE S.PAULO”, claro com a Dr.ª Adília na Avenida Carlos Relvas, aí já com a Dr.º Berta , Dr. Martins , etc.
MAIS CURIOSIDADES
Não é para me enaltecer, mas como diz o Fernando Louro, já naquela altura com um ginásio. Pois como sabem tirei o curso de Educação Física, e como continuava a dar-me muito com a Dr.ª Adília e Dr.ª Maria Helena, comecei a incentivá-las a fazerem um ginásio. Elas foram na “conversa” e lá fizeram.
OUTRA QUE POUCA GENTE SABE OU FALA
            Sabiam que funcionou também, no rés- do- chão, numa pequena, sala, logo á entrada do corredor, do lado direito, a primeira Pré- primária do Concelho e quase de País. Falo nisto porque as minhas duas filhas frequentaram essa dita Pré- primária. A Professora (não me recordo o nome), sei que agora mora em Setúbal, era do Cartaxo, irmã do Alfredo, sócio do stand de automóveis com o João Pinto, que ainda existe ao lado da casa do Diamantino Raposo.

Das fotos que mando, peço desculpa de já não me lembrar do nome de algumas pessoas, mas os anos não perdoam. Quem souber dos nomes que vá dizendo.

O meu obrigado, e peço desculpa de alguma falha.
Um abraço grande para todos.
Mário

Valdemar Bento, Mario Avelino e Chico Noronha.
da Chamusca ???                                              Rui Avelino
Ermelinda Pombas (Faz.Almeirim                     Mário e Valdemar               


1 comentário:

  1. O meu "obrigado" ao Mário Avelino, que é um pouco mais velho do que eu mas de quem me lembro muito bem.

    Gostei de ver as fotos. De algumas pessoas guardo a memória visual e o nome: as irmãs Proença (filhas do Sr. Proença, que foi Presidente da Câmara), a Fernanda Jacob, as irmãs Casqueiro ( Teresa e Sara), a Mariazinha Fino ( falecida há semanas...), o Pratas Vital, o Rabico ( que foi Presidente da Câmara de Alpiarça já depois do 25 Abril), o Rui Avelino...
    E os grandes jogadores que o Externato teve: o Santiago, o Chico Buchadas ( que é feito dle?), o Fialho, o Amadeu ( grande médio armador de jogo, por onde anda ele? Era filho do saudoso Chico Afonso, funileiro, com quem eu conversava muito nas idas e vindas da escola...), o Abrantes ( trapalhão com a bola mas muito fantasista e com um cabedal físico que metia medo... Teve um desastre de moto em dia de anos do Amadeu, que o ia matando e deixou muito inferiorizado. Que é feito dele?).

    Abraço a todos!

    Joaquim Moedas Duarte

    ResponderEliminar